Correio Popular Notícia


DOAÇÃO
Hemocentro lança Campanha de Carnaval

Data da notícia: 12/02/2014
Foto:

(Da Redação) Rondônia lançou ontem (11), no Hemocentro, a Campanha de Doação de Sangue, com o slogan ?Grito de carnaval, dê um pulo no Hemocentro?. A expectativa é atrair um número maior de doadores e garantir sangue suficiente para atender as demandas no período de folia. O grito de Carnaval ocorrerá em todas as unidades do Estado e contará com a participação de blocos carnavalescos e escolas de samba. As atrações acontecerão até o dia 28 de fevereiro.
Em Ji-Paraná, a equipe do Hemocentro decorou o local e está chamando as pessoas para participarem da campanha. O Hemocentro de Ji-Paraná atende hospitais municipais e particulares de Jaru a Presidente Médici. Segundo a equipe, coletam cerca de 420 bolsas de sangue por mês e tem mais de 26 mil doadores cadastrados. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, sendo que na quarta-feira atende das 7h às 18h, na Avenida Clóves Arrais, antiga Vilagran Cabrita.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140212-151.jpg[/IMG] De acordo com a responsável pelo laboratório do Hemocentro em Ji-Paraná, a farmacêutica bioquímica Gilmeire Domingues Veiga, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e os que mais faltam são os tipos sanguíneo negativo, principalmente O negativo. ?É importante que as pessoas se sensibilizem e reconheçam a importância de doar sangue para que o Hemocentro mantenha o estoque de bolsas de sangue e atenda a demanda dos hospitais?, afirmou Gilmeire Veiga.

ATENÇÃO - Com o período de festas e férias, o número de doações chega a diminuir em até 50%, o que requer atenção redobrada. De acordo com o presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Orlando Ramires, é preciso provocar e fidelizar os doadores. ?Com o grito de carnaval, não tenho dúvida que vamos fazer com que outras pessoas pensem sobre o assunto. Mais uma vez Rondônia demonstra sua preocupação em salvar vidas. Toda nossa equipe está pronta para receber os doadores e garantir sangue necessário para o período de folia?, enfatizou Ramires.

DOAÇÃO - As condições básicas para doar sangue são as seguintes: estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, levar um documento oficial de identidade com foto, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior, evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
?Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança para o futuro doador e para os pacientes que receberão a doação. É importante que a pessoa seja sincera na entrevista, pois embora realizados exames no sangue coletado existe um período chamado janela imunológica, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame?, explicou a equipe, finalizando que tudo o que a pessoa disser na entrevista será mantido em sigilo. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1475 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.